Perfeição da Arte da Cartografia

Cidadania & Cultura

Map of the World 1684World_Map_1689Maps Power Propaganda and ArtAntique Maps of the WorldDouble Hemisphere MapHenricus Hondiusc 1630Mappe Monde de l'usafe du RoyOrbis Terrae

O tema do livro de Jerry Brotton, Uma História do Mundo em Doze Mapas (Rio de Janeiro: Zahar; 2014), naturalmente, é constituído pelos mapas do mundo. Visto, no post anterior, o conceito de “mapa”, cabe agora analisar o conceito de “mundo”.

Mundo” é uma ideia social, criada pelo homem. Refere-se ao espaço físico completo do planeta, mas também pode significar um conjunto de ideias e crenças que constituem uma “visão de mundo” cultural ou individual. Para muitas culturas ao longo da história, o mapa foi o veículo perfeito para expressar ambas essas ideias do “mundo”.

Centros, limites e todas as outras parafernálias incluídas em qualquer mapa mundial são definidos tanto por essas “visões de mundo” como pela observação física da Terra feita pelo cartógrafo ou “fazedor de mapas”, a qual, de qualquer modo, nunca é feita a partir de um ponto…

Ver o post original 1.154 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s